Saiba como é feita a produção dos antissépticos

Para o preparo do álcool a 70% nós utilizamos água purificada e álcool etílico concentrado. A água é purificada através do  processo de destilação, que consiste no aquecimento até a temperatura de ebulição, e depois o vapor d'água encontra uma superfície  resfriada e condensa, retornando ao estado líquido, porém livre de íons e microorganismos.

A água purificada tem suas características descritas na Farmacopéia Brasileira, é esse compêndio que seguimos para realizar os ensaios de controle de qualidade da água e todos as outras matérias-primas que utilizamos em preparações cosméticas e farmacêuticas.

O álcool etílico pode ser o hidratado, contendo até 4% de água ou então o anidro, onde possui uma concentração de álcool próxima a 100%. O álcool etílico pode existir de diferentes graus de pureza com diferentes utilizações, ou seja, existe desde o álcool para ser utilizado como combustível para automóveis, no qual deve atender a características específicas para ser um combustível e não pode ser utilizado como matéria-prima para produtos de higiene e limpeza.  O álcool combustível pode conter substâncias prejudiciais a nossa saúde como metanol (um álcool muito tóxico para o nosso organismo), metais pesados como chumbo, dentre outras substâncias.

O álcool etílico para produção de produtos de higiene e limpeza deve conter características físico-químicas que também estão descritas na Farmacopéia Brasileira. Todo álcool adquirido deve ser submetido a ensaios de controle de qualidade que são norteados pelo compêndio oficial. As matérias-primas para o preparo de solução alcoólica antisséptica não requer matérias-primas complexas, mas a origem e qualidade destes produtos devem ser verificadas para então serem utilizadas na produção de álcool 70%.

Tags: 
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105