Produção dos antissépticos

A fórmula da solução de álcool 70% (p/p), que o Projeto Antissépticos UFES está produzindo, encontra-sedescrita no Formulário Nacional da Farmacopeia Brasileira.

O preparo de produtos farmacêuticos tem como ponto de partida a avaliação da qualidade das matérias-primas a serem utilizadas. No caso do nosso Projeto de Extensão, utilizamos como matérias-primas água purificada e álcool etílico com alto grau de pureza. Os critérios seguidos no controle de qualidade desses insumos encontram-se descritos na Farmacopéia Brasileira. A mistura de álcool concentrado e água purificada precisa atingir a concentração de 70% (p/p) para que ocorra a ação bactericida esperada. 

O álcool precisa estar diluído na concentração adequada para que ele consiga permanecer na superfície e não evapore imediatamente, provocando a ação antisséptica desejada. 

Ao final da produção, a solução antisséptica à base de álcool etílico tem a graduação alcoólica conferida, por volumetria e densidade, garantido que o produto possui a concentração alcoólica necessária para a sua eficácia.

Conte sempre com o farmacêutico para obter produtos eficazes e de qualidade!

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105