O Projeto
Como é de conhecimento público estamos enfrentando uma pandemia internacional ocasionada pelo coronavírus SARS-CoV-2 (COVID-19), com impactos que ultrapassam a saúde pública e devido a dificuldade de se encontrar no mercado varejista e atacadista antissépticos eficientes contra Covid-19, principalmente antissépticos a base de alcool 70%. Assim, um grupo de professores da Universidade Federal do Espirito Santo, envolvendo o Centro de Ciências da Saúde, programas de Pós Graduação de Bioquímica, Farmácia, Biotecnologia e departamentos se dispuseram a produzir os antissépticos. Assim, observando a nota NOTA TÉCNICA Nº 3/2020/SEI/DIRE3/ANVISA que permite a formulação nas condições descritas e a doação do antisséptico para Secretaria de Saúde do Estado do Espirito Santo ou órgãos do SUS, o Projeto Antissépiticos UFES visa a produção do antisséptico na UFES colocando toda a capacidade da academia contra o COVID-19 neste momento tão sensível que nosso país e o mundo estão enfrentando.
Segundo a NT (NOTA TÉCNICA Nº 3/2020/SEI/DIRE3/ANVISA) : " Anvisa autorizou empresas interessadas em realizar a fabricação, doação e transporte de Álcool Elico 70% INPM, com fins de emprego nos serviços do Sistema Único de Saúde e demais órgãos públicos desnados ao atendimento da população, que poderão, por sua vez, doar estes produtos para as populações mais expostas. Assim o publico alvo será escolhido pela Secrataria de Saúde do Estado do Espirito Santo que será o órgão receptor da doação.
Importancia da higienização
Na camada mais superficial da pele podem-se encontrar bactérias, além de fungos e vírus como o vírus da gripe H1N1 e COVID-19. Portanto, a higienização das mãos é uma das medidas individuais mais simples e menos dispendiosa para prevenir a propagação de infecções. Esta higienização pode ser realizada com alta eficiência por antissépticos a base de álcool 70%. Ao entrar em contato com a pele eles eliminam 99,9% dos vírus e bactérias em questão de segundos. Sua ação acaba instantaneamente após a secagem e caso o individuo se exponha a outros fatores de contaminação, deve reaplicar o produto. Frente a crise pandêmica o conselho lembra que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tornou obrigatória a disponibilização de preparação alcoólica (ou sua versão em gel) para fricção antisséptica das mãos pelos serviços de saúde do país. Além disto a Organização Mundial de Saúde (OMS) emitiu uma orientação sobre a eficácia da utilização dos antissépticos a base de alcool 70% como medida preventiva e mitigatória ao
Covid-19, tanto nos setores da saúde quanto para a comunidade em geral. Desta maneira, dada eficiência dos antissépticos a base de alcool 70% , a falta do mesmo no mercado varejista e atacadista no nosso país, a liberação para produção do antisséptico por alguns locais, a alta capacidade técnica e cientifica que possuímos no Centro de Ciências da Saúde (CCS), este projeto destina-se a produção do antissépticos a base de álcool 70% no Centro de Ciências da Saúde a fim de colaborar e tentar minimizar a disseminação do covid-19 na população local e no estado.